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Uma Marca cada vez mais forte e reconhecida por diferentes stakeholders

17 de novembro de 2017

O crescimento do Grupo Ascendum nos últimos anos trouxe a necessidade de ter uma marca mais forte, que transmitisse confiança, que fosse percecionada pelos clientes como próxima, independentemente das geografias e também das diferentes áreas de negócio onde atuamos. 

Hoje em dia, mais do que transacionar é necessário ter o envolvimento dos clientes e para isso precisamos do envolvimento dos nossos colaboradores, que sentem e têm orgulho na marca. Mas como envolver pessoas de geografias tão distantes umas das outras e acima de tudo com uma cultura e língua tão distintas?

Segundo Ângela Vieira, em entrevista no livro The Way Forward, foi necessário começarmos por definir o que é ser Ascendum e o que é ser Ascendum para o cliente. O compromisso por parte dos líderes e CEOs de todas as geografias do nosso grupo, bem como o desenvolvimento de um plano com várias etapas e diferentes ferramentas, foi essencial para conseguirmos passar as mensagens e valores Ascendum a todos.

O plano de comunicação interno e externo dos valores e da marca Ascendum tem sido, graças ao árduo trabalho dos nossos colaboradores, um sucesso mencionado em diferentes estudos e análises de Benchmarks de empresas da especialidade, que nos deixa orgulhosos.

Por exemplo, o estudo da APDC, que revela as melhores práticas e casos de transformação digital nas empresas Portuguesas, refere a Ascendum como uma das melhores na classe. Segundo este estudo, o projeto de transformação digital da Ascendum tornou a comunicação mais ágil e em tempo real, centralizada e muito fácil de utilizar.

A Intranet -  My Ascendum -  permitiu reforçar o sentimento de pertença, colaboração, envolvimento, compromisso e partilha de conhecimento entre todos os colaboradores da Ascendum. Ao mesmo tempo os custos de IT foram otimizados, mas a principal mais-valia do projeto foi o espírito de unidade que deu ao Grupo Ascendum, resultado difícil dado sermos uma organização de grande dimensão, com grandes diferenças culturais e geográficas e com negócios em três áreas distintas: Automóveis, Camiões, Equipamentos para construção e infraestruturas.

Ainda no estudo APDC os fatores críticos de sucesso apontados foram o total suporte e alinhamento da liderança de topo, a visão de longo prazo e a identificação de mitigação de principais riscos desde o lançamento do projeto.

Também noutro estudo, desta vez feito pela Mercer e Jason Associates, sobre a eficácia da Comunicação Interna, a Ascendum é novamente mencionada pelas nossas boas práticas e bons resultados obtidos.

A análise feita reconhece o nível muito elevado de dispersão geográfica, com diferentes idiomas consoante a geografia e como a Ascendum conseguiu, apesar destas contingências, implementar um nível de Comunicação Interna maduro e muito bem desenvolvido em todo o Grupo.

Uma marca como a nossa que se reflete neste reconhecimento daquilo que fazemos e consequentemente nos nossos resultados.

 

Lei na íntegra:

Entrevista Angela Vieira, Mercer e Jason Associates

Estudo "A Economia Digital", APDC

Benchmark Comunicação, Mercer e Janson Associates