Homepage   >   Notícias   >   Notícias   >   Ação “Juntos a cuidar da Tapada”

Ação “Juntos a cuidar da Tapada”

31 de maio de 2017

Foi no passado dia 26 de maio que se realizou a ação “Juntos a cuidar da Tapada”. Esta ação foi organizada pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social e contou com 770 voluntários - 425 profissionais de 14 entidades parceiras e 345 professores e alunos EPIS.

No ano em que se assinalam as celebrações dos 300 anos do Palácio Nacional de Mafra, a Tapada Nacional de Mafra pretende recuperar o ecossistema natural - flora e fauna - equivalente à da época em que o Palácio foi mandado construir por D. João V, em 1717.

No âmbito da celebração do tricentenário do Património de Mafra, a EPIS realizou a maior ação de voluntariado de limpeza de mata e eliminação de espécies invasoras na Tapada de Mafra.

Esta ação contou com a presença de voluntários de 14 entidades parceiras da EPIS: Ascendum, CTT, Deutsche Bank, EDP, Galpenergia, Liberty Seguros, PWC, REN, Repsol, Santander Totta, Câmara Municipal de Sesimbra, Sapec, Sovena e Grupo Trivalor; e integrou alunos e professores de escolas EPIS de 8 concelhos: Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Seixal, Setúbal e Sintra.

O desafio era limpar o maior número de hectares com o maior número de voluntários. Para isso, a Ascendum disponibilizou duas máquinas - uma VOLVO ECR 88 e uma TEREX TLB 840, operadas por Rogério Faustino, para proceder à limpeza de vários hectares da Tapada.

Além disso, cerca de 50 colaboradores-voluntários da Ascendum fizeram a remoção de material lenhoso, concentração para queima e nivelamento de caminho entre o Tanques dos Infantes e a Rua das Taipas.

Esta iniciativa, inserida no âmbito da Responsabilidade Social e Ambiental, proporcionou ainda uma oportunidade única para que colaboradores das diversas localizações da Ascendum em Portugal partilhassem experiências diferentes do seu quotidiano profissional e fortalecessem os laços que  ligam esta grande A-Team. Foi uma experiência marcante que se pretende repetir através de outras ações similares.