Homepage   >   Notícias   >   Notícias   >   México - Uma aposta a partir do zero

México - Uma aposta a partir do zero

6 de junho de 2012

É a mais recente grande aposta do Grupo: desde o passado dia 1 de Março está em atividade a nova plataforma geográfica para o mercado mexicano.

Uma aposta que rompe com a estratégia tradicional de internacionalização seguida até hoje, pois em vez de a operação arrancar com a aquisição de uma empresa local, como é costume, desta feita todo o negócio está a ser montado a partir do zero.

"A Volvo já fez três tentativas anteriores para se instalar no México mas todas fracassaram", explica Ricardo Mieiro, Presidente da Comissão Executiva do Grupo Ascendum, sublinhando que este facto não foi suficiente para assustar o Grupo português a assumir a posição de distribuidor único da marca num mercado que se apresenta complicado, mas que abre também claras oportunidades de sucesso. Para além do convite feito pela Volvo Construction Equipment representar mais uma indesmentível prova de confiança na capacidade da Companhia portuguesa, o desafio em terras mexicanas afigura-se “de grandes proporções”, desde logo porque se trata de montar um negócio de raiz num mercado com características muito particulares, a começar por um sistema financeiro complexo, e onde a Volvo nunca conseguiu ultrapassar os 4% de quota de mercado.

Nos termos do acordo firmado com a Volvo, a Ascendum terá de criar 14 Unidades de Negócio ao longo do país até 2014, o que faz prever que só então a operação atingirá alguma estabilidade.

Apesar da dimensão e da complexidade do desafio, Ricardo Mieiro revela-se confiante de que a sua equipa conseguirá fazer no México o mesmo que já concretizou em Espanha, nos EUA ou na Turquia, ou seja, aumentar a quota de mercado e a qualidade do serviço prestado pela Volvo nessas geografias.

Nos primeiros 30 dias de atividade foram contratados cerca de 50 colaboradores, adquiridos equipamentos e iniciada a construção de instalações, tudo sob a supervisão do CEO da nova empresa, Marco Liz, um mexicano com uma vincada cultura espanhola, assessorado por uma excelente equipa diretiva.

Nos termos do acordo firmado
com a Volvo, a Ascendum terá
de criar 14 Unidades de Negócio
ao longo do país até 2014,
o que faz prever que só então a
operação atingirá alguma estabilidade.