Homepage   >   Notícias   >   Notícias   >   Ascendum Maquinaria em Espanha lidera a redução da Pegada de Carbono com um plano de 2 anos

Ascendum Maquinaria em Espanha lidera a redução da Pegada de Carbono com um plano de 2 anos

27 de junho de 2023

A Ascendum Maquinaria, em Espanha, está a dar passos decisivos para uma operação sustentável, com a implementação de um Plano de Redução da Pegada de Carbono e de Poupança de Energia nas suas instalações. Este plano irá, consequentemente, reduzir também os custos energéticos associados às operações diárias através de:

  1.  Melhoria da atual eficiência do consumo de energia;
  2.  Redução das emissões das operações diárias;
  3.  Conversão do consumo de energia de fontes fósseis para fontes renováveis.

O objetivo final é reduzir 50% da Pegada de Carbono no prazo de 5 anos, começando com uma redução de 15% no primeiro ano.

Para desenvolver este plano, a Ascendum Maquinaria realizou um diagnóstico para identificar as áreas onde a eficiência energética pode ser melhorada, incluindo uma avaliação profunda da iluminação, das soluções de aquecimento e ventilação, dos sistemas de ar condicionado, bem como dos equipamentos e maquinaria utilizados nas operações diárias da empresa.

A primeira e mais imediata medida a ser implementada foi a instalação de painéis solares nas filiais de Ciempozuelos, Valladolid e Granada.  A Ascendum Maquinaria Espanha reduzirá 176 toneladas de CO2 por ano, o que equivale a 8.130 árvores, e poupará cerca de €47.500 em custos energéticos anualmente.

Veja o vídeo do making-off da instalação dos painéis solares!

 

Para reforçar este plano de redução da pegada de carbono, estão a ser implementadas outras importantes iniciativas:

  • Instalação de sistemas de iluminação e aquecimento mais eficientes e programação dos mesmos para se desligarem automaticamente quando não são necessários.
  • Um esforço contínuo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa associadas às operações, não só internamente, mas também externamente, com impacto direto nos nossos colaboradores, clientes e fornecedores.

A emissão de gases com efeito de estufa aumentou significativamente nas últimas décadas, resultando numa aceleração das alterações climáticas e da degradação ambiental. O compromisso com a neutralidade carbónica é um esforço conjunto da sociedade, dos governos, dos reguladores e de iniciativas proativas do sector privado, com as empresas a implementarem práticas ambientalmente conscientes.

A Ascendum quer ser um agente ativo de mudança positiva no sector, abraçando a sustentabilidade não só como uma responsabilidade ética, mas também como uma decisão estratégica de negócio. Por isso, está a expandir estas iniciativas a outras geografias (há outros mercados Ascendum que já estão a seguir este plano para reduzir a pegada de carbono), adotando soluções de energia limpa, promovendo a eletromobilidade e reduzindo assim as emissões de carbono, tanto nos seus produtos, como nas suas operações.