Skip to content
Ascendum
  • What are you looking for?

    Por favor, insira um termo de pesquisa
  • Contact
  • MyAscendum
  • PT
  • EN

Ascendum na Expoflorestal 2026

imgAscendum na Expoflorestal 2026
17 JUN 2026

Como Parceiro Gold, a Ascendum ocupou um stand de referência com sete máquinas em exposição: o harvester Ponsse Scorpion King e o forwarder Ponsse Elk a representar o melhor da gama florestal Ponsse, a escavadora Volvo EC230 equipada para trabalho florestal, a Volvo ECR88, a Volvo High Lift, uma máquina Sennebogen e camiões Volvo.

A ExpoFlorestal celebrou a sua 14.ª edição com números históricos. O evento, realizado entre 29 e 31 de maio em Albergaria-a-Velha, recebeu mais de 28 mil visitantes — um crescimento de cerca de 10% face à edição anterior. Com 150 expositores diretos, 230 marcas representadas e uma área de 10 hectares, a edição reforçou o posicionamento da ExpoFlorestal como principal ponto de encontro da fileira florestal em Portugal.

A Ascendum esteve à altura do momento. Presente como Parceiro Gold, apresentámos um dos mais atrativos stands de equipamentos do evento, com sete máquinas em exposição — uma presença que refletiu o peso crescente da Ascendum no setor florestal nacional.

Um lançamento para a história

O momento alto da participação da Ascendum aconteceu logo no primeiro dia. No dia 29 de maio, às 17h, o stand da Ascendum foi palco do lançamento internacional da nova cabeça processadora Ponsse DH7 — uma estreia mundial escolhida para acontecer em Portugal, reconhecendo a importância do mercado nacional.

A DH7 é uma solução desenvolvida de raiz para responder às exigências do corte em plantações de eucalipto, com capacidades de descasque robustas e uma velocidade de alimentação que chega aos seis metros por segundo. Vem equipada de série com o sistema de informação Opti 5G e a tecnologia OptiFeedControl, que simplifica o controlo da cabeça e o processo de descasque. Como equipamento opcional, está disponível um rotor HH360, que permite rotação ilimitada da cabeça processadora, aumentando a fluidez do corte e prolongando a vida útil das tubagens.

“A DH7 oferece uma solução mais eficiente e duradoura para o corte em plantações de eucalipto. Desenvolvemos a DH7 a pensar nos custos operacionais: fácil manutenção, maior durabilidade estrutural e maior economia de combustível que impactam diretamente na produtividade da exploração”, afirmou Markku Savolainen, Gestor de Produto para cabeças processadoras da Ponsse.

A cabeça pode ser utilizada nas máquinas processadoras Ponsse Cobra, Ergo e Bear, bem como em máquinas de rastos — ampliando as possibilidades de uso no terreno. Importa referir que o modelo anterior, a H7HD Euca, se mantém na gama, permitindo aos clientes escolher a solução mais adequada à sua operação.

Para a Ascendum, este lançamento representa uma expansão relevante do portefólio Ponsse: “A nova DH7 reforça a posição da Ponsse como referência em soluções de corte para plantações de eucalipto. Para a Ascendum, é uma expansão do portefólio e uma solução que alia vantagens concretas a uma tecnologia superior ao trabalho de corte”, sublinhou Pedro Gaspar, Diretor de Operações da Ascendum.