Homepage   >   O Grupo   >   Sustentabilidade

Sustentabilidade

Na Ascendum, a sustentabilidade nasce do equilíbrio entre três pilares fundamentais, Económico, Social e Ambiental, complementados por uma política de Qualidade que visa melhorar continuamente a prestação do Grupo em todas as suas áreas operacionais.

O crescimento económico ambicionado é, por isso, norteado pela sustentabilidade e assenta:

  • No empreendedorismo, inovação e qualidade, como vias para a criação e partilha de valor com clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral;
  • Na responsabilidade social, que assenta na valorização das pessoas e comunidades onde atua, em especial na integração de jovens desfavorecidos e em risco de abandono escolar;
  • Na redução dos impactos da atividade da Ascendum no meio ambiente, quer os que derivam diretamente da sua atuação, quer pela implicação e escolha de fornecedores e parceiros que partilhem as mesmas preocupações;
  • Na implementação e validação de procedimentos e sistemas de gestão que garantam elevados índices de Qualidade em todas as operações e serviços prestados pela Ascendum.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Ascendum voltou a colocar os seus recursos ao serviço da formação de jovens desfavorecidos, no âmbito das iniciativas desenvolvidas com a EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, associação da qual a Ascendum é sócia-fundadora. Dentro deste âmbito além da doação anual realizada pela Ascendum, o Grupo participou também no processo de consciencialização e formação de jovens estudantes do Ensino Básico, recebendo os alunos nas instalações de São João da Talha, em Lisboa.

A Ascendum é patrocinador principal do Grupo Desportivo de Direito-Clube de rugby português –amador, com mais de 500 atletas distribuídos pelos diversos escalões que vão desde os 5 anos até aos seniores. Este patrocínio é uma grande ajuda a uma causa social e um serviço público que o GDD presta à cidade Lisboa e ao desporto em geral. No GDD formam-se não só jogadores de Rugby, mas essencialmente Homens de caráter, preparados para a Vida, bem formados, com Valores como a camaradagem, amizade, humildade, compromisso, dedicação, esforço, sacrifício, superação às contrariedades, resiliência… E muita Vontade e Ambição de Vencer… valores que são comuns aos da Ascendum. Com o nosso apoio financeiro, temos ajudado a fazer a manutenção das infraestruturas e suportar alguns custos fixos e variáveis do clube, onde os jogadores e as famílias convivem durante todo o ano.

Além desta iniciativa da Ascendum, ao longo de 2015, as plataformas geográficas também desenvolveram ações locais com enfoque na responsabilidade social, de forma a promover o bem-estar das comunidades onde se inserem.

Nos Estados Unidos, foram realizadas diversas ações de apoio social à comunidade ao longo de 2015. De destacar a doação realizada às vítimas das cheias na Carolina do Sul; as doações da empresa e de colaboradores ao Banco Alimentar de Charlotte; a doação de refeições e presentes de Natal a famílias carenciadas no Dakota do Norte; e a doação de horas de colaboradores por parte da filial da Geórgia, que permitiu realizar demonstrações de equipamentos e palestras de mecânica em escolas secundárias, de modo a apoiar o futuro profissional dos jovens.

Na Turquia, foi implementado o projeto “Plante uma árvore”, em que, por cada aniversário de cada colaborador e por cada máquina nova vendida, foi plantada uma árvore. Ao longo de 2015, a Ascendum na Turquia foi responsável pela plantação de aproximadamente 720 árvores, em parceria com a função TEMA (Turkish Foundation for Combating Soil Erosion, for Reforestation and the Protection of Natural Habitats). 

No México, foi prestado apoio ao “Rancho El Refugio”, uma organização sem fins lucrativos gerida por uma família dedicada ao acolhimento de órfãos no país. Através da disponibilização de máquinas da Ascendum, foi possível expandir as instalações do centro e prestar apoio a um maior número de crianças em risco.

Na Áustria, foi realizada uma doação em valor monetário à associação de caridade Licht ins Dunkel que acolhe cerca de 130 mulheres e crianças vítimas de maus tratos em Salzburgo. A Ascendum realizou uma doação na época natalícia e foi também responsável pela angariação de fundos junto dos visitantes da feira do setor na Áustria, a MAWEV, decorrida em março de 2015.

 

AMBIENTE

Na Ascendum, as empresas em Portugal e na Áustria possuem os Sistemas de Gestão Ambiental certificados (ISO 14001), submetendo os mesmos a auditorias internas e externas.

Contudo, na sequência da exigente política ambiental do Grupo, em 2015 continuou o esforço por implementar nas diversas plataformas geográficas um conjunto de ações de sensibilização ambiental, com especial incidência na separação de resíduos, reciclagem e redução de consumo de recursos naturais.

Além das iniciativas da cada plataforma geográfica, continuamos a dar preferência a parceiros e fornecedores que apresentem soluções inovadoras do ponto de vista da redução do impacto ambiental na atividade do Grupo, a exemplo da Volvo que está a desenvolver equipamentos de construção com tecnologia híbrida - motores diesel e elétricos - que contribuem para a redução de emissões de CO2 e do consumo de combustível, e que incorpora na sua gama de automóveis e camiões versões mais ecológicas.

De resto, toda a atividade do Grupo cumpre rigorosamente a legislação ambiental em vigor nas várias regiões e países, e mesmo nos países onde o Sistema de Gestão Ambiental não se encontra ainda certificado não foram registados quaisquer incidentes ambientais.

 

QUALIDADE

Portugal, Espanha, Turquia Áustria, Eslováquia e Hungria mantiveram os procedimentos já implementados no âmbito dos seus Sistemas de Gestão de Qualidade certificados (ISO 9001), procedendo às respetivas auditorias internas e externas ao longo do ano.

Da mesma forma, em 2015, as várias plataformas geográficas da Ascendum continuaram o reforço e a implementação de iniciativas que visam reforçar o seu conhecimento dos clientes e a qualidade dos serviços prestados, tendo sido dada particular atenção ao registo e tratamento de não conformidades e reclamações.